terça-feira, 12 de abril de 2011

A Primeira Guerra Mundial





A primeira Guerra Mundial:
  O primeiro conflito mundial foi um choque entre dois blocos de países, com interesses diferentes, e cada qual decidido aniquilar o inimigo, mas com uma violência tão grande que marcaria o século XX.
  A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que deixou  marcas e em especial na sociedade européia.

O assassinato de Francisco Ferdinando: 28 de Julho de 1914:
  Em 1914, o conflito começou em Saravejo, na Bósnia, quando o arquiduque Francisco Ferdinando morrerá num atentado pelos nacionalistas da Sérvia, porque tal era herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro. Os Sérvios, achavam que o atentado seria útil para a “causa” anexação ao Estado sérvio  dos territórios eslavos dos Bálcãs – Croácia, Eslovênia, Bósnia, sob domínio austríaco.
  A morte do arquiduque e de sua esposa deu aos austríacos o pretexto para a invasão da Sérvia e também a certeza que a Alemanha os protegia.
  Entre 1º e 28 de Agosto de 1914, Alemanha, França, Reino Unido, Rússia, Bélgica, Monte Negro e Japão, tais países foram empurrados para a guerra, pela Alianças em vigor.
  Naquele momento, qualquer incidente poderia levar as grandes potências a um confronto. A Europa é como se fosse um barril de pólvora e o assassinato de Francisco Ferdinando precipitou a explosão.

Os  antecedentes da Guerra:
  Entre 1871 e 1914 não ocorrera nenhum conflito que envolvesse diretamente as potências européias – Mas so que isso não impediu os governos de se lançarem numa corrida armamentista para se equipar com os novos armamentos desenvolvidos em cada país: “tecnologia da morte”. Essas armas foram testadas na Ásia e África, ajudando submeter as populações locais ao domínio de Estados como: Grã-Bretanha e França que construíram vastos impérios coloniais. A Alemanha e a Itália, realizada  na segunda metade do século XIX, haviam se atrasado na corrida imperialista e controlavam territórios menores e menos ricos. Ambas estavam decidida a alcançar suas rivais, para isso tinham que dispor de equipamento bélico mais moderno.
  Em outras palavras, a corrida armamentista não levou as nações  européias diretamente à guerra, mas a favoreceu devido à conjuntura internacional. As rivalidades imperialista contribuíram para a industria bélica se desenvolvesse. Além disso, associada à corrida armamentista, geraram uma divisão gradual da Europa em dias blocos, uma política de alianças.
  Em 1882, a Tríplice Aliança envolvida com a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália. A aliança entre Alemanha e Áustria-Hungria se explicava pela necessidade de manter o equilíbrio interno da Alemanha. A aproximação com a Itália estava diretamente ligada a unificação territorial tardia dos italianos e alemães e ao atraso destes povos na corrida imperialista .O acordo foi renovado até as vésperas da Primeira Guerra Mundial, quando começou  o conflito, a Itália permaneceu neutro
  A Tríplice Entente,  por sua vez, envolvia ingleses, franceses e russos e foi montada entre 1899 e 1907. Primeiro houve um acordo  franco-russo(1893), depois a chamada Entente Cordiale (Entendimento Cordial) de 1904, entre, a França e Inglaterra, e por último a aproximação anglo-russo de 1907.
  A participação da França num bloco antigermânico pode ser explicada pela derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana de 1870 e a subseqüente anexação ao Império Alemão das províncias francesas da Alsácia e da Lorena. Já a presença da Rússia veio como contrapeso ao envolvimento da Áustria-Hungria (Aliada da Alemanha) nos Bálcãs, região do império Russo.
  No mosaico de povos iugoslavos, havia populações que habitavam a metade austríaca do Império Austro-Húngaro, outras habitavam a metade húngara ou estavam submetidos a administração imperial conjunta, o restante formava pequenos reinos independentes, ou ainda se encontrava sob controle turco. O governo Russo, que alegava ser o protetor de todos os povos eslavos, via com hostilidade e presença austríaca na região.
  Diante desse quadro, não chegou a surpreender que o sentimento antialemão dos franceses e antiaustríaco dos russos resultasse na aliança franco-russa. A surpresa na formação do bloco foi a inclusão da Grã-Bretanha em 1904, adversária da França em quase todas as guerras européias, desde o século XVII. Além de secular o antagonismo anglo-francês vinha crescendo no século XIX devido à competição pela primazia na corrida imperial.

Quatro anos de destruição:
  Esperava-se que a guerra européia deflagrava em Agosto de 1914, Já que nenhum governo envolvido dispunha de um projeto de um projeto econômico e militar de amplitude para um conflito prolongado. O conflito durou quatro anos e três meses, obrigando os beligerantes a mudar suas estratégias. O que se apresentava como uma guerra de posições ou de trincheiras de difícil penetração e de grande desgaste físico e psicológico.
  O conflito se tornou mundial. O sistema de alianças arrastou outros paises a luto. Entre 1914 e 1916. Alemanha, Áustria, Rússia, França e Grã-Bretanha envolveram no confronto suas colônias e áreas de influência da África e Ásia. O Império Otamano e a Bulgária se juntaram à Alemanha porque primeiro era inimigo da Rússia e os búlgaros alimentavam ressentimentos contra a Sérvia. Em 1915, Itália. Grã-Bretanha, França e Rússia assinaram o Tratado de Londres, que formalizou a união da Itália com os aliados, ou Tríplice Entente.
  Em Abril de 1917, foi a vez do continente americano ser envolvido. A intervenção dos Estados Unidos na guerra, do lado da Tríplice Entente está ligada a diversão fatores. Dente eles destacaram-se: o rompimento do equilíbrio das forças beligerantes divido à saída da Rússia do front, por quentões internas a eclosão da revolução  que derrubou o czar e resultou, meses de pois na tomada ao poder pelos bocheviques; os laços culturais com a Inglaterra e os interesses imperialistas.
  A guerra também se tornou total, mobilizando o exércitos de milhões de homens. Para equipa-los, foi necessário uma enorme mobilização de recursos  em suprimentos, munições e armas, Além do armamento convencional, os adversários utilizaram armas econômicas e psicológicas. Na guerra econômicas, visam atingir o inimigo nos setores de produção, impedindo ou dificultando a chegada de matérias-primas para suas fábricas. A guerra psicológica representou um meio de conseguir vantagens estratégicas: o cansaço fruto da longa duração do conflito, e o desgaste moral tiveram enorme importância para vitória dos aliados.
 
A preparação da Paz
  Em 1919, representantes dos paises vencedores reuniram-se em Versalhes para elaborar um tratado de paz.
  Em Janeiro de 1918, o presidente do Estado Unidos , Woodow Wilson, apresentou ao Congresso Americano um plano de paz, que ficou conhecido como : Os14 pontos de Wilson. Esse programa foi recebido por algumas potencias como “admirável”, mais abstrato por não punir a Alemanha devido sua responsabilidade no conflito.
  Ao aceitarem a rendição, em novembro de 1918 as autoridades Alemãs estavam convictas e que a nação seria tratada de acordo com os princípios defendidos pelo presidente dos Estados Unidos. Mas isso não ocorreu. Assim, em 28 de Julho de1919, a Alemanha foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes. Alguns pontos impostos pelos vencedores; a Alsáca-Lorena seria  devolvida a França ; a Região do Rio Reno seria totalmente desmilitarizada.

O fim da era Européia
  Foi somente após a fim da guerra que se evidenciou a decadência da Europa que foi foco das decisões mundiais. O poder político transferiu-se para os Estados Unidos. Essa transformação acompanhou a alteração geopolítica, demográficas, econômicas e sociais.
  Por pausa dos Políticos, surgiu a descrença ao modelo liberal o que Influenciou a autoridade de regimes e partidos.
  Mais de 20 milhões de pessoas morreram em conseqüência da 1°Guerra, dos paises envolvidos a faixa etária era de 20 a40 anos. A perda de bens materiais foi muito grande, a Europa precisou se reconstruir mais aos escombros. A economia estava acabada. As perdas populacionais e econômicas deu um resultado de destruição cultural inestimável.
  A guerra interrompeu uma revolução de valores, de aspiração e comportamento que foi iniciado no final do século XIX. A guerra a expansão do movimento trabalhista Europeu; aspirações dos jovens, mulheres e das vanguarda intelectuais e artísticas. Mas desenvolveu a ciência que foi responsável pelos avanços da Tecnologia. Os combatentes pela primeira vez utilizaram aviões, tanques de guerra e submarinos.
  Felizmente, os avanços não se restringiram as ações bélicas. Houve uma importante participação de Marie Curie, que trabalhava administrando na França em um novo setor de medicina : a radiologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário